EconomiaVariedades

HP e WWF anunciam expansão na parceria para conservar e restaurar florestas

A parceria vai contribuir para as ações de restauração de ecossistemas em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. A primeira fase do projeto e a de mapeamento para seleção de paisagens para restauração. 

Essa parceria vai abranger 17 milhões de toneladas de papel utilizadas em impressoras HP pessoais e corporativas ao longo de dez anos. Isso equivale a manejar, restaurar ou proteger de maneira sustentável cerca de 384 mil hectares de floresta. Ao regenerar a saúde florestal em uma escala que inclui não só os papéis da marca HP, mas o volume total de papel utilizado pelas impressoras. 

Essa nova fase será de nove anos (2022-2030) e contará com ações de apoio a manejo florestal e restauração florestal em diversas paisagens ao redor do mundo. No Brasil, a parceria está focada no eixo de arranjos Institucionais que aceleram a Restauração da Vegetação Nativa, apoiando diretamente a implementação em campo, alianças estratégicas, ferramentas territoriais de paisagem e monitoramento. 

A expansão dessa parceria foi possível graças aos resultados alcançados em sua primeira fase. Em 2019, a HP e o WWF firmaram uma parceria inovadora que, como parte de uma estratégia mais ampla para proteger e melhorar a saúde das florestas, incluía a meta de restaurar mais de 550 hectares de áreas florestais na região da Serra do Mar, Mantiqueira e Alto Paraná (Mata Atlântica), com investimento de R$ 17 milhões. Em apenas dois anos, e apesar dos desafios apresentados pelo COVID-19, foram envolvidos mais de 50 instituições locais e 150 atores locais para garantir sua participação como parte do processo de restauração florestal.  

Em apoio ao projeto Raízes do Mogi Guaçu, uma parceria do WWF-Brasil com a International Paper, foram restaurados 158 hectares de terras, incluindo mais de 66 mil mudas plantadas e 37 nascentes protegidas. E o mais importante, essa parceria ajudou a construir uma base centrada na comunidade para garantir que esses esforços salvaguardem um ecossistema florestal próspero a longo prazo. 

FONTE: WWF BRASIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *