Principal partido governista do Japão reconquista maioria na Câmara Baixa
Em pleito realizado domingo, eleitores no Japão voltaram a dar o controle da Câmara Baixa do Parlamento ao Partido Liberal Democrático (PLD) — a principal legenda governista do país. A agremiação política do primeiro-ministro Kishida Fumio garantiu uma maioria absoluta estável, mesmo sem precisar contar com ajuda da sigla parceira na coalizão governista. O resultado assegura ao PLD a capacidade de passar projetos de lei com facilidade na casa legislativa.
O Partido Liberal Democrático conquistou 261 das 465 cadeiras da poderosa câmara de deputados.
Seu parceiro na coalizão, o Partido Komei, obteve 32 cadeiras — um ganho efetivo.
Já na oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão continuará a ser a maior legenda não-governista. A sigla obteve 96 cadeiras, 13 a menos do que detinha antes da eleição.
O Partido da Inovação do Japão (Nippon Ishin) conquistou 41 cadeiras, mais do que triplicando sua presença na Câmara Baixa.
O PLD terá direito mais uma vez de presidir e de preencher a metade dos integrantes de todas as comissões permanentes.
Kishida Fumio, há menos de um mês na função de primeiro-ministro, declarou que os eleitores lhe atribuíram agora um mandato popular e que trabalhará para honrar suas promessas de campanha.
No entanto, um alto membro do partido sofreu um revés. Amari Akira tornou-se o primeiro secretário-geral do PLD em exercício a ser derrotado em candidatura para representação única distrital.
Embora tenha conquistado vaga por representação proporcional, ele comunicou ao premiê a intenção de renunciar ao cargo que ocupa na agremiação. Amari Akira supervisionou a campanha eleitoral do PLD.
FONTE : NHK PORTUGUÊS