Vereador Dr. Elio Ajeka cria projeto de Lei para que seja instituído no calendário municipal o Dia do Profissional Socorrista.
Foi apresentado pelo Vereador Dr. Elio Ajeka (PP), em junho deste ano, projeto de Lei N°113/2021, que modifica a Lei nº 7217/10, referentes a datas comemorativas e eventos do Município de Marília. Tal projeto visa incluir no calendário municipal o Dia do Profissional Socorrista, no dia 11 de julho.
Além do Projeto de Lei, foi feito um voto de congratulação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, conhecido como “SAMU”, em que é feito uma homenagem e parabenização à todos os profissionais que compõem a equipe, pelo trabalho vital que realizam em Marília.
De acordo com o Vereador ” o SAMU foi fundando em 2004 e desde então tem um papel fundamental não só no município de Marília, mas em todo território nacional, com uma importância ímpar no salvamento às vítimas de acidentes e patologias clínicas, sendo realizados em média 120 chamados diários, com envio de viaturas em 80 deles, e mesmo com toda essa demanda, é realizado um trabalho com excelência, que deverá sempre ser valorizado por todos”.
De acordo com o Edil, o SAMU realiza atividades como: regulação médica dos chamados; orientações quanto a patologias; contatos com outras entidades da assistência social e da Secretaria de Saúde; auxílio ao Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Federal, serviço de verificação de óbito, entre inúmeros outros trabalhos.
“O Dia do Profissional Socorrista é comemorado em nosso País no dia 11 de julho e será comemorado no âmbito municipal na mesma data, com o intuito de abordar a imprescindível atuação e dedicação dos Socorristas, e ainda, difundir e fomentar a importância desta profissão. Além de todo trabalho que realizam, agora mais do que nunca precisamos valorizar e reconhecer a força e os desafios dos socorristas frente a pandemia, pois este, são os verdadeiros heróis sem capas”.