Medalhista de ouro, paratleta de Marília vira inspiração para super herói dos quadrinhos
Quando ele despontou para o paratletismo numa surpreendente final em Praia Grande no revezamento 4 por 400 metros, em 2014, quem o viu vencer a reta final exclamou: “Tem um extraterrestre na pista! Que corrida incrível!”. Desde então, Daniel Martins, o jovem de Marília que chegou ao esporte porque aonde ele treinava capoeira havia um lanche para os participantes, só vem acrescentando conquistas na história do esporte brasileiro.
Conquistas
De primeiro deficiente intelectual do Brasil a conquistar um título mundial a o primeiro deficiente intelectual a levar uma medalha de ouro no atletismo em uma paralimpíada – a do Rio de Janeiro, em 2016, Daniel Martins (que é chamado de sósia do craque Neymar) acumula vitórias memoráveis. Aliás, pelo feito no Rio de Janeiro, o mariliense foi homenageado pela Cidade Maravilhosa com o nome de um colégio, a EDI Medalhista Paralímpico Daniel Martins, localizada na comunidade Ricardo de Albuquerque. A escola foi inaugurada no mesmo ano do Ouro, em 2016.
HQ
Agora, sua velocidade e talento saltaram do esporte para as páginas de uma história em quadrinhos. Criada pelo publicitário Tiago de Moraes, a HQ ‘Radius’ tem entre seus principais personagens um super-herói inspirado em toda a trajetória de superação de Daniel Martins.
“Dani Peregrino é um dos heróis da história ‘Radius’, que se passa em Marília de 3.121”
Peregrino
Peregrino tem os traços de Daniel e seu superpoder é a velocidade. Além de homenagem Daniel, por isso Dani, o personagem também concentra uma alusão à fauna brasileira. O falcão-peregrino tida como a ave mais rápida das matas do Brasil, alcançando até 300 km/h em seus voos.
“Gostei muito de estar numa HQ, nunca imaginei que uma homenagem assim pudesse acontecer”
De acordo com o seu assessor, Levi Carrion, o atleta está se preparando para o mundial do Japão, programado para 2022. “O objetivo também é estar presente na Paralimpíadas de Paris, em 2024”. A HQ ‘Radius’ será lançada dentro do sistema de catarse, através de financiamento coletivo via internet. ‘Radius’ já possui perfil no Instagram (@radiushero) e site (www.radiushero.com). Em breve será lançada também a plataforma de apoio.
FONTE: SOLOTUDO