Preço da gasolina continua subindo no Japão e atinge maior nível em mais de 7 anos
O preço da gasolina continua subindo no Japão, influenciado pela alta da cotação do petróleo e por outros fatores.
Nos postos de combustíveis, o preço médio subiu pela nona semana consecutiva, atingindo o maior patamar em sete anos e três meses, segundo dados divulgados pelo governo nesta quinta-feira (4).
O litro da gasolina comum (レギュラー) estava sendo comercializado no varejo a ¥168,70 em média na última segunda-feira (12), quando uma pesquisa foi feita, representando um aumento de ¥1,40 em relação à semana anterior.
Os preços do petróleo caíram para mínima de quase quatro semanas na quarta-feira (3), mas continuam em níveis elevados, depois que os estoques dos Estados Unidos subiram mais do que o esperado.
Os futuros do petróleo Brent caíram 2,73 dólares, ou 3,2%, para fechar em 81,99 dólares o barril, enquanto o petróleo dos EUA (WTI) recuou 3,05 dólares, ou 3,6%, para fechar em 80,86 dólares.
Os estoques semanais de petróleo subiram mais 3,3 milhões de barris, mais do que o esperado, mas os estoques de gasolina caíram para o menor patamar desde novembro de 2017. A oferta do mercado de petróleo dos EUA se apertou, com os estoques no centro de armazenamento de Cushing, Oklahoma, na mínima em três anos.
O presidente dos EUA, Joe Biden, falando na cúpula climática global COP26 em Glasgow, atribuiu o aumento dos preços do petróleo e do gás à recusa dos países da Opep em bombear mais petróleo. O preço médio de varejo de um galão de gasolina nos Estados Unidos estava recentemente em 3,40 dólares, de acordo com a AAA, cerca de 0,20 dólar de aumento em relação ao mês anterior.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados, um grupo conhecido como Opep+, reúne-se nesta quinta-feira e deve confirmar os planos para manter estáveis os aumentos mensais da oferta, apesar dos apelos para uma aceleração.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE