Projeto “Minha Cidade é Verde” recebe apoio popular e Marília ganha “Bosque das Flores”
O projeto objetiva melhorar a arborização urbana através de plantios em áreas ociosas
Após a implantação do “Bosque dos Ipês Amarelos”, na zona norte do município, Marília ganhou mais um plantio temático em área pública. Desta vez, o “Bosque das Flores” foi criado na Vila Altaneira, zona leste da cidade.
O projeto é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública e objetiva melhorar a arborização urbana através de plantios em áreas ociosas, promovendo a gestão participativa e propagando a educação ambiental sobre o tema.
Na ocasião, participaram da ação o vice-prefeito Cícero do Ceasa; o presidente da Câmara dos Vereados, Marcos Rezende; Polícia Militar Ambiental, ONG Origem, Lions Clube Terceiro Milênio, Rotary Clube Pioneiro de Marília, Cades, Daem, ambientalistas dos projetos Plantas e Peixes, Doce Futuro, AgroFloresta e EcoEstação, além de servidores públicos e diversos moradores do bairro.
O projeto foi idealizado pelo jornalista Fernando Garcia, inspirado nas ações sustentáveis que estão ocorrendo em Marília.
“Estou acompanhando de perto a evolução ambiental que está acontecendo em Marília. Tenho notado que a população tem respondido ao chamado do poder público para promover melhorias em seus bairros, evitando descartes irregulares, queimadas, e até mesmo plantando árvores e desenvolvendo hortas urbanas. Percebi que era hora de fazer algo na região onde moro, dar a minha contribuição, e a área escolhida estava ociosa há muito tempo. Tínhamos um morador, o senhor Jeová, que plantava e cuidava do espaço, mas, após seu falecimento, a área voltou a ficar abandonada. Assim, procurei o poder público para que pudéssemos criar o “Boque das Flores”, onde plantamos inicialmente 27 ipês roxos, 15 ipês amarelos do serrado, cinco ipês amarelos da Mata Atlântica, dez ipês brancos, dois jacarandás mimosos, três cedros rosas, três mognos e três paus-brasil, além de 15 hibiscos que formam a moldura do bosque. Os moradores aderiram à ação e estão felizes com os resultados, onde já estamos planejando outros projetos em áreas públicas ociosas em nosso bairro. Esperamos que este plantio inspire moradores de outros locais a fazerem o mesmo e, numa grande corrente, possamos deixar Marília mais linda e saudável”, disse o jornalista.
O vice-prefeito Cícero do Ceasa destaca a importância da ação e convida a população a participar das melhorias ambientais que estão ocorrendo na cidade.
“Diversas frentes de trabalhos ambientais estão acontecendo em Marília, promovendo a sustentabilidade e colocando a cidade em destaque no Estado de São Paulo, comprovado através da Certificação de Qualificação Ambiental junto ao Programa Município Verde Azul. A população entendeu que o descarte de lixo em terrenos prejudica a saúde dos próprios moradores, facilitando a proliferação de animais nocivos e peçonhentos, como escorpiões, aranhas, ratos, baratas, cobras e mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue, febre amarela e Chikungunya, além das queimadas, que agravam problemas respiratórios em idosos e crianças. Esta ação idealizada pelo jornalista Fernando Garcia, em parceria com a Prefeitura, é um grande exemplo a ser seguido por outras lideranças de bairros, que terão nosso apoio para execução das ações, como ocorrerá em breve, ainda em novembro, no bairro Palmital, com a criação do “Bosque dos Pássaros”, onde dezenas de árvores frutíferas serão plantadas em área pública localizada na zona norte do município, e um segundo “Bosque de Ipês” está sendo projetado para a zona sul, com apoio de empresários, através da doação de mudas, e ampla participação popular, que cuidará destes bosques, evitando descartes de lixo e queimadas nestas áreas. Estamos no caminho correto, onde cada um fazendo sua parte teremos uma cidade em equilíbrio ambiental, que refletirá na saúde de toda população”, afirmou o vice-prefeito.
O “Bosque das Flores” está sendo desenvolvido na Rua Emaus, esquina com a Rua Manoel Cândido, e ainda receberá novos plantios de flores, como primaveras, tumbérgias e alamandas, que tornarão o local agradável e colorido. Outros seis bosques temáticos estão agendados para execução durante o período de chuvas, abrangendo todas as regiões do município.