Vereador Dr. Elio Ajeka, presta homenagem ao Projeto Companhia da Alegria que faz 10 anos
Ao comemorar 10 anos o projeto Companhia da Alegria recebe homenagem do Vereador Dr. Elio Ajeka
Foi realizado pelo Vereador Dr. Elio Ajeka (PP), um voto de congratulação para homenagear o Projeto Companhia da Alegria, criado em outubro de 2011, idealizado e coordenado pelo médico pediatra Dr. Edson Massayuki Yamashita.
Tal projeto tem por objetivo mudar a rotina da hospitalização das crianças, motivar atitudes humanitárias entre acadêmicos, futuros profissionais médicos e seus pacientes, amenizar traumas ligados à internação, além de utilizar o “Clown” (caracterização de palhaços), como recurso terapêutico, permitindo ao paciente exteriorizar seus medos, dores, angustias e limitações.
O Grupo é composto atualmente por cerca de 20 acadêmicos em medicina e alguns colaboradores que fornecem brindes e doações. O projeto é realizado, semanalmente, na Unidade de Tratamento de Queimados Infantil do Hospital da Santa Casa; No Centro de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de Marília (CACAM); e Lar São Vicente de Paulo.
“Nada mais justo que prestar essa homenagem pelos 10 anos da CIA da Alegria, que exerce um
excelente trabalho de humanização com os pacientes, trata-se de um projeto que procura mudar o
hábito de uma hospitalização e o trauma que existe em um hospital, o que facilita o tratamento
realizados nos enfermos. “afirmou o Edil.
Segundo o Vereador, são diversas técnicas usadas pelos voluntários para a interação com as crianças e idosos, como por exemplo: a leitura de histórias, musicalização, fantoches, mágicas, bingos e danças, sempre buscando amenizar o desconforto de estarem nesses ambientes.
” Fico extremamente contente em saber que há em nossa cidade um projeto como esse, que inclusive já foi reconhecido nacionalmente vencendo o Prêmio Médico Cidadão, promovido pela Empresa Medley/Sanofi em novembro de 2012, no qual foram escolhidos os cincos projetos de mais impacto social de todo o país, prêmio muito merecido por sinal, já que todos os voluntários
realizam as ações sempre com bom humor e um sorriso no rosto, e principalmente o Dr. Edson,
meu grande amigo palhaço Biribiri realiza um trabalho transformador para vida de muitas pessoas,
fazendo toda a diferença no tratamento dos pacientes. Finalizou Ajeka