Analistas revisam previsões econômicas do Japão
Com base nos decepcionantes resultados do PIB do Japão divulgados na segunda-feira, analistas estão advertindo que a recuperação da economia japonesa após o impacto da Covid-19 poderá levar mais tempo que o esperado.
Segundo dados do Escritório do Gabinete do governo, a economia sofreu uma retração de 3% em termos anuais no trimestre de julho a setembro. A média de retração que havia sido prevista por institutos privados de pesquisa tinha sido de apenas 0,56%.
O governo continua prevendo que o PIB vai retornar aos níveis registrados antes da pandemia até o final do ano, mas Kobayashi Shinichiro, economista-chefe da instituição de pesquisa e consultoria Mitsubishi UFJ disse que para isto seria necessário haver um crescimento de mais de 9,5% em termos anuais no atual trimestre. Kobayashi afirma que, segundo a instituição, a recuperação para os níveis anteriores à pandemia será adiada até o trimestre de abril a junho do ano que vem.
Os preços do petróleo e interrupções na cadeia de fornecimento vão provavelmente continuar impedindo o crescimento a curto prazo e apresentar um desafio ao novo primeiro-ministro Kishida Fumio na preparação de seu projeto econômico.
FONTE: NHK PORTUGÊS