Contra a Covid-19: Vacinação segue em andamento em Pompeia
Pompeia segue vacinando munícipes contra a covid-19, alinhada a Campanha de “Mega Vacinação”, criada pelo Ministério da Saúde, que busca completar o ciclo de imunização com segunda dose ou dose de reforço daqueles que já foram convocados, mas ainda não compareceram para se vacinar.
No decorrer dos dias, haverá o chamamento por idade, há depender da disponibilidade das vacinas, enviadas pela Regional de Saúde de Marília, para que os munícipes recebam a dose de reforço. O atendimento para todos será feito nas 3 UBSs e 7 USFs do município, das 8h às 16h.
Segunda dose AstraZenecaEm Pompeia, cerca de 2 mil pessoas ainda aguardam pela aplicação da segunda dose, em sua maioria, do imunizante da AstraZeneca, atrasada justamente pela escassez de doses no país. Com isso, a ANVISA liberou a utilização da vacina da Pfizer para completar a imunização desse público. O intercâmbio entre as duas vacinas contra a Covid-19 é extremamente seguro e eficaz.
Dose de reforçoEm relação à dose de reforço, devem comparecer as Unidades de Saúde cidadãos que tenham tomado a segunda dose de qualquer um dos imunizantes contra a Covid-19, com um intervalo de pelo menos 5 meses.
Seguindo a nova recomendação do Ministério, aos poucos, serão convocadas todas as pessoas que receberam a segunda dose até o dia 19 de junho, e que, portanto, já completaram 150 dias da última aplicação.
O DHS orienta às pessoas que se enquadram nesse intervalo, para que procurem por sua Unidade de Saúde, ou aguardem pelo chamamento. A convocação será feita por telefone pela UBS ou USF de referência.
Vacina da JanssenPessoas vacinadas com imunizantes da farmacêutica Janssen ainda não poderão tomar a dose de reforço. Elas devem seguir a nova orientação do Ministério da Saúde, de receber uma segunda dose do mesmo imunizante, e aguardar um intervalo de 5 meses para receber o reforço. O município ainda aguarda o recebimento de doses da Janssen para a convocação para segunda dose deste público.
FONTE: PORTAL NC