Janela Para o JapãoNotícias

Japão aumenta para 37 mil o número de leitos para pacientes com Covid-19

O Ministério da Saúde do Japão anunciou nesta terça-feira (7) que o país aumento sua capacidade de internação para 37 mil pacientes em hospitais, em preparação para uma possível nova onda do coronavírus, publicou a agência Kyodo News.

O total de vagas representa um aumento de 30% em relação ao que o sistema médico do Japão tinha no verão passado.

O ministro Shigeyuki Goto disse que o governo cumpriu sua meta decidida em novembro de garantir mais leitos hospitalares, depois que muitas pessoas infectadas pelo coronavírus tiveram de se recuperar em casa durante a quinta onda de infecções no verão, justamente por falta de vagas.

Goto disse ainda que o governo revisará sua política quando necessário diante do aumento da preocupação com a variante Omicron.

No mês de agosto, enquanto Tóquio sediava os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o país registrou um aumento no número casos de Covid-19, o que pressionou o sistema médico. Houve casos de pessoas que morreram em casa sem poderem ser hospitalizadas por falta de leitos.

Agora o país tem registrado um declínio nos casos, mas a preocupação quanto a uma possível sexta onda permanece, especialmente depois que a variante Ômicron foi detectada no Japão. Até o momento são 3 casos.

Pelo menos 77% da população foi totalmente vacinada e o primeiro-ministro Fumio Kishida assegurou que o governo reduzirá o atual período de oito meses para as pessoas receberem a dose de reforço após a imunização completa.

O secretário adjunto de Gabinete, Seiji Kihara, afirmou no domingo (5) que o governo trabalha com as administrações locais para encurtar esse intervalo para pelo menos seis meses. O Japão já aprovou para este fim a vacina da Pfizer e está de olho na inclusão do imunizante da Moderna Inc.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *