Preços de veículos usados no Japão atingem patamar mais alto em 10 anos
Os preços de veículos usados no Japão tiveram um salto, atingindo o patamar mais alto em dez anos no mês de novembro, já que o estrangulamento na cadeia de suprimento de autopeças fez com que automóveis novos se tornassem difíceis de serem encontrados.
Segundo a USS, uma das maiores empresas de leilão de veículos usados do país, o preço médio para leilão no mês passado era de 938 mil ienes, ou cerca de 8.300 dólares, alta de 31,5% em relação a novembro de 2019, antes da pandemia.
Tem sido difícil de encontrar automóveis novos na praça, já que a produção global foi afetada por uma escassez de semicondutores. Também há escassez de outras autopeças desde que a pandemia atingiu fábricas situadas no Sudeste Asiático.
De acordo com pessoas do mercado de veículos usados, isso tem forçado os consumidores a adiarem a troca de automóveis antigos por novos. Tem reduzido ainda o número de veículos que adentram o mercado de usados, puxando ainda mais os preços para cima.
A alta demanda na Ásia e na África também é um outro fator. Veículos usados japoneses gozam de boa reputação nesses mercados.
FONTE: NHK PORTUGUÊS