Empresa ferroviária do Japão testa sistema de inteligência artificial para prevenir acidentes em cruzamentos
Uma empresa ferroviária do Japão começou a testar um sistema de prevenção de acidentes que usa inteligência artificial para detectar seres humanos e objetos dentro de cruzamentos de nível.
O primeiro teste in loco foi iniciado por funcionários da Seibu Railway na madrugada de terça-feira num cruzamento de nível do distrito de Toshima, em Tóquio. A companhia vem desenvolvendo o sistema com uma fabricante de eletroeletrônicos e outros parceiros.
O sistema usa uma câmera de alto desempenho instalada num poste perto do cruzamento para captar imagens de pessoas ou objetos como bicicletas que permanecerem dentro do perímetro. Se o sistema de inteligência artificial detectar um problema ele ativará um sinal vermelho de advertência para condutores de trens que estiverem se aproximando.
A ferroviária pretende realizar testes até março para confirmar se o sistema opera normalmente à noite e sob outras condições. O objetivo é colocar a tecnologia em prática a partir do ano fiscal de 2022.
O funcionário da Seibu Railway responsável por sinais e comunicações, Inuzuka Takaharu, disse que acidentes em cruzamentos de nível continuam acontecendo, por isso a companhia espera que o sistema melhore a segurança.
FONTE : NHK PORTUGUÊS