Trágico incêndio em Osaka pode ter sido criminoso
De acordo com o corpo de bombeiros, 28 pessoas ficaram feridas em um incêndio que eclodiu em um prédio em Kita-ku Sonezaki Shinchi, cidade de Osaka (província homônima), na manhã de sexta-feira (17).
As vítimas são 17 do sexo masculino e 11 mulheres, sendo que 27 foram transportadas para o hospital já com parada cardiorrespiratória. Até as 14h30 a informação é de que 5 delas não resistiu.
*Atualização* Até as 17h de sexta-feira foram confirmadas 19 mortes.
A polícia de Osaka abriu investigação como suspeita de incêndio criminoso, na clínica chamada 働く人の西梅田こころとからだのクリニック (Hataraku Hito no Nishi Umeda Kokoro to Karada no Clinic), nas especialidades de medicina interna e psiquiatria. Calcula-se que no horário do incêndio, por volta das 10h20, havia cerca de 20 pessoas lá dentro.
Homem com sacola de papel
De acordo com os investigadores, no momento do incêndio, havia um homem de cerca de 60 anos com uma sacola de papel no local. Testemunhas relataram que o incêndio começou por causa do líquido que escorreu dessa sacola.
A polícia está verificando se o homem está entre os feridos e instalou dispositivos de emergência nas proximidades onde teve a ocorrência, perto da estação JR Kitashinchi, onde há muitos prédios comerciais, com restaurantes, bares e clubes.
Segundo incêndio trágico no Japão
A professora Ai Sekizawa, da Universidade de Ciências de Tóquio, familiarizada com o mecanismo dos incêndios, disse: “Foi um incêndio chocante. Já se passaram 20 anos desde a ocorrência em um prédio que matou 44 pessoas em Kabukicho, Shinjuku. Desde então não houve mais um com tantas vítimas fatais”.
A professora disse que não pode analisar esse caso de Osaka pois não tem detalhes do incêndio, mas se o prédio tem apenas uma escadaria de emergência existe a possibilidade de que as pessoas não tiveram como escapar de um local tomado por fogo e fumaça.
Outros no passado
Esse incêndio a que se referiu a professora, ocorreu em 2001, o qual matou funcionários e clientes de um restaurante no prédio misto, comercial e residencial.
Em 2008, um estabelecimento com salas privadas para assistir vídeos, no primeiro andar de um edifício misto, pegou fogo. Foi em Naniwa-ku, cidade de Osaka, onde morreram 16 pessoas, incluindo clientes.
Peritos para investigação urgente
A Agência de Gestão de Incêndios e Desastres, com sede em Tóquio, enviou 9 funcionários para investigar a causa, de forma ágil.
FONTE: PORTAL MIE