Paraná deve ter queda na produção de mandioca
Os agricultores do Paraná estão plantando a próxima safra de mandioca. A área plantada esse ano deve diminuir em torno de 10%, segundo a Secretaria de Agricultura do estado.
Na região, faltou chuva na hora certa e o arrendamento de terras ficou mais caro. O resultado pode ser uma quebra na produção.
O Paraná é o segundo maior produtor de mandioca do país. Na última safra, foram 3,3 milhões de toneladas. O estado perde apenas para o Pará, que colheu 4 milhões de toneladas.
Quando se trata da industrialização da raiz, o Paraná é líder absoluto, responsável por cerca 65% da produção nacional. Uma média de 500 mil toneladas de fécula de mandioca por ano.
Diversas variedades de mandioca têm sido desenvolvidas para diminuir o custo de produção dos agricultores. Uma delas é a B36, que é extremamente precoce e fácil de ser colhida porque as raízes ficam bem rasas no solo.
Obtenha a nova variedade de mandioca entrando em contato com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater) no e-mail poloparanavai@idr.pr.gov.br ou no telefone (44) 3423-1157 aos cuidados de Davi Barizão, agente de difusão de tecnologia.
FONTE : G1