Boas Notícias

Éléonore Laloux ajuda França a ver deficiência de forma diferente

Se tem uma palavra que define bem a vereadora francesa Éléonore Laloux, é: determinação. Eleita em 2020 pela cidade de Arras, no norte do país, desde o início ela se apresentou como uma figura política que defenderia os direitos de pessoas com deficiência.

E tem feito isso da forma mais excelente possível. O trabalho dela rendeu, neste final de ano, uma grande recompensa: Éléonore foi condecorada a primeira vereadora com síndrome de Down, com um título de Ordem do Mérito Nacional.

Éléonore conta que o maior desejo é que pessoas com Síndrome de Down se enxergassem como normais, porque de fato são, mas a sociedade infelizmente não deixa.

“Eu tinha raiva, ódio, tristeza também. Lutei para mudar a aparência. Eu disse a mim mesmo: ‘Eu os ignoro’. Eu vivo minha vida, eles podem ir para outro lugar”, afirmou.

Primeira vereadora com Síndrome de Down na França

Éléonore iniciou a carreira política quebrando a barreira de ser a primeira vereadora com síndrome de Down eleita no país, aos 34 anos.

No entanto, o trabalho dela começou 10 anos antes, administrando um hospital particular em Arras. Na instituição, ela já criava ações para melhorar as condições de acessibilidade dos pacientes.

E foi o trabalho excelente que tornou Éléonore uma referência na cidade. “Sou uma pessoa muito comprometida e dinâmica e gosto de trabalhar com pessoas”, diz a vereadora.

Ela se tornou um nome conhecido em Arras e recebe regularmente os parabéns dos moradores locais por sua dedicação ao trabalho feito. “Quero cumprir meu mandato, ser feliz e fazer outras pessoas felizes. … Eu amo o que eu faço.”

Ordem do Mérito Nacional

E no final desse ano, Éléonore foi merecidamente conhecida pelos projetos realizados e por tornar a França um país que enxerga a deficiência de uma forma muito mais diferente hoje.

Ela foi condecorada por Sophie Cluzel, secretária de Estado da Pessoa com Deficiência. O título é considerado a segunda ordem nacional mais alta da França depois da Legião de Honra.

Um dos projetos que motivaram o título, foi a sinalização que Éléonore implementou em Arras e agora está como um projeto de lei nacional. A vereadora conseguiu que fossem instaladas luzes de contagem regressiva e placas de rua inclusivas.

“Inclusão não é algo em que apenas pensamos; não é um ato generoso. É nosso dever”, disse a secretária Sophie. “Eléonore ajudou toda a cidade a progredir em termos de como vemos a deficiência”.

A vereadora criou projetos que geram mais acessibilidade na cidade - Foto: divulgação

FONTE: SÓ NOTICIA BOA ( VIA  ACTU e CSMonitor)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *