Ômicron no Japão: 37 províncias, das quais 3 terão aplicação de medidas restritivas
A variante ômicron do novo coronavírus já foi confirmada em 37 das 47 províncias do Japão, em testados positivo nos aeroportos, bem como pelo contágio comunitário.
Segundo o levantamento do MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o primeiro caso no país foi confirmado em um diplomata que voltou da Namíbia, em 30 de novembro. O primeiro de infecção comunitária foi em 22 de dezembro em Osaka e, desde então, os números começaram a aumentar rapidamente.
O total de casos até terça-feira (4) soma 1.191, incluindo os dos aeroportos (602). Mas, com os anúncios feitos na quarta e quinta-feira esse total já aumentou.
Medidas Prioritárias em 3 províncias
Por causa da rápida disseminação do coronavírus, especialmente da variante ômicron, o gatilho da sexta onda, os governadores de Okinawa, Yamaguchi e Hiroshima solicitaram ao país a aplicação das Medidas Prioritárias para Prevenção da Propagação. A resposta positiva deverá ser anunciada na sexta-feira (7).
Nesse caso, os estabelecimentos como bares e restaurantes deverão encerrar o expediente mais cedo, com a condição de receberem um valor de compensação; além de pedidos de restrições à população local.
O cancelamento dessas medidas foi feito em 30 de setembro do ano anterior, quando do final da quinta onda de infecção.
Esta será a primeira aplicação do governo Fumio Kishida.
FONTE: PORTAL MIE