Pacientes com Covid dormem em carros para proteger suas famílias em Okinawa
Algumas pessoas com Covid-19 na província de Okinawa estão dormindo em carros para não infectar seus familiares, mas correm o risco de desenvolver doenças letais como a “síndrome da classe econômica”, informou o jornal Asahi nesta terça-feira (11).
O governo de Okinawa garantiu 852 quartos de hotel para indivíduos infectados e fez arranjos para acomodações adicionais.
Mas as autoridades não conseguiram acompanhar o recente aumento de infecções, particularmente da variante Ômicron altamente contagiosa, em toda a província.
Na segunda-feira (10), 60 a 70% dos quartos de hotel disponíveis estavam ocupados e 3.640 pacientes com Covid-19 estavam se recuperando em casa na província.
Uma equipe montada para monitorar a saúde dos pacientes que ficam em casa descobriu que alguns deles “estão dormindo em veículos com medo de espalhar o vírus”.
“Seria preferível que eles pudessem ficar em um hotel, mas os quartos não foram preparados e nos sentimos culpados por isso”, disse um funcionário do governo da província.
As autoridades de saúde pediram que esses pacientes fossem para um ambiente mais confortável em suas casas, porque permanecer em condições tão apertadas pode levar à doença embólica pulmonar.
“O novo coronavírus pode danificar o endotélio vascular e os pacientes provavelmente sofrerão um coágulo sanguíneo”, disse Kazuhiko Hanzawa, professor de cirurgia vascular da Universidade de Niigata. “Existem fortes preocupações de que eles possam desenvolver a síndrome da classe econômica, e isso é perigoso.”
Okinawa registrou um recorde diário de 1.759 infecções no sábado (8), e os casos continuam em alta na província, com 775 nesta terça-feira.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE