Governo do Japão aprova vacina contra coronavírus para crianças de 5 a 11 anos
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão aprovou oficialmente a extensão de seu programa de vacinação contra o coronavírus, para incluir crianças com idades entre 5 e 11 anos.
A decisão havia sido tomada na quinta-feira por um painel de especialistas do ministério. Foi concluído que a vacina fabricada pela companhia farmacêutica Pfizer, dos Estados Unidos, é eficaz e segura.
O ministério está considerando iniciar a vacinação de crianças nessa faixa etária já em março deste ano.
O governo central do Japão já tinha aprovado o uso da vacina da Pfizer e também da Moderna, outra farmacêutica dos Estados Unidos, para pessoas com 12 anos ou mais de idade.
A questão da vacinação de crianças contra o coronavírus gerou controvérsia no Japão. Segundo uma pesquisa realizada pela NHK em novembro do ano passado, 35% dos participantes disseram que achava melhor vacinar crianças com idades entre 5 e 11 anos, mas 50% disseram não ter uma opinião a respeito.
O ministro responsável pelas vacinações disse que o governo vai fornecer informações para que os pais ou responsáveis possam entender as vantagens e desvantagens das vacinas contra a Covid-19 para crianças.
Cidadãos japoneses, com a exceção de mulheres grávidas, devem se esforçar para receberem a vacina contra o coronavírus, mas não ficou claro se isso inclui crianças entre 5 e 11 anos de idade. A questão será discutida na quarta-feira da semana que vem durante uma reunião de especialistas.
FONTE: NHK PORTUGUÊS