Japão permitirá que médicos façam diagnóstico de Covid sem necessidade de teste
O Ministério da Saúde do Japão permitirá que os médicos diagnostiquem aqueles que tiveram contato próximo com um paciente com Covid-19 e que apresentam sintomas da doença sem a necessidade de um teste, se considerado necessário pelos governos locais.
A nova política permitirá que os pacientes recebam tratamento imediato, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno.
“Estamos apresentando uma política para expandir as opções disponíveis para os pacientes”, disse ele.
O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, disse que vai adotar essa prática em breve, devido ao grande aumento de infecções nas últimas semanas.
Gerenciar a Covid-19 sem confirmações de testes laboratoriais é semelhante a como os médicos combatem a gripe em áreas onde “o fardo da comunidade é alto”, disse Kazuaki Jindai, médico e pesquisador da Universidade de Tohoku.
“O importante é que algumas pessoas eventualmente adoeçam e precisamos ter um bom sistema de monitoramento para garantir que estejam seguras. Não apenas fornecendo hospitalização, mas também o acesso a novos medicamentos orais”.
Kyle Tattle, presidente do braço japonês da farmacêutica norte-americana Merck, disse a repórteres que a empresa está trabalhando para fornecer sua pílula oral contra Covid-19, o molnupiravir, o mais rápido possível.
O governo também pesaria os dados científicos ao considerar quarentenas mais curtas para pessoas que tiveram contato próximo com pacientes com Covid-19, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida em um debate parlamentar.
O Japão tem registrado recordes diários de infecções, com 71.633 novos casos relatados na quarta-feira (26), além de 34 mortes. O aumento ocorreu depois que a variante Ômicron se espalhou pelo país.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE