Cerca de 300 jovens revoltados protestam em frente à delegacia contra a polícia
Jovens japoneses revoltados com a divulgação da notícia do policial ferido, mas não do estudante que teria apanhado com cassetete, foram protestar na delegacia.
Cerca de 300 jovens se reuniram desde cerca de 22h de quinta (27) até a manhã de sexta-feira (28), em frente à Delegacia da Cidade de Okinawa (província homônima).
Jogaram coisas como pedaços de pau e pedras em direção ao interior da delegacia, destruíram placas de iluminação, quebraram vidraças, lançaram fogos de artifício e danificaram algumas viaturas.
Motivo dessa revolta
Segundo informações da polícia, por volta da 1h de quinta-feira ocorreu um acidente entre uma motocicleta e o veículo da patrulha, quando os policiais queriam parar um estudante de 17 anos para fazer perguntas. Um policial saiu ferido.
Depois disso, o estudante ligou para o 119 pedindo socorro porque estava ferido. De fato, foi levado ao hospital com ruptura no globo ocular direito.
Segundo um amigo que esteve com ele, por ter sido chamado, “o olho estava sangrando e pediu para chamar a ambulância. Contou que um policial o agrediu com o cassetete”.
“Parece que perdeu um olho”, disse outro amigo colegial.
Souberam pelas redes sociais e foram se manifestar
Essa informação se espalhou pelas redes sociais. Além disso, depois que a polícia informou sobre a ocorrência para a imprensa, ficaram revoltados, por isso, foram todos para a delegacia protestar.
Segundo alguns estudantes, antes dessa ocorrência estavam reunidos em frente a uma loja de conveniência. Afirmaram que não estavam correndo. Um deles viu a polícia e resolveu escapar, mas apanhou do policial em um local escondido, relataram.
A Delegacia de Okinawa tomou conhecimento sobre o garoto porque foi avisada pelo corpo de bombeiros. O fato do garoto ter se envolvido em uma fuga e o tipo de contato que ele teve com os policiais estão sob investigação.
Também está investigando a relação causal entre o choque com a motocicleta do estudante e suas lesões.
Veja algumas cenas no vídeo do Okinawa Times.
FONTE: PORTAL MIE