Projeto Séries do Procon aborda teste para a detecção da Covid-19 em sua segunda edição
Órgão esclarece dúvidas do consumidor sobre o teste rápido de Covid pelo plano de saúde
O Procon Municipal de Marília deu sequência nesta quarta feira, dia 9 de fevereiro, ao Projeto Séries, que ao longo do ano tratará de assuntos específicos, procurando levar o Direito do Consumidor a toda a população e em linguagem simples.
A segunda edição do Projeto Séries tem como tema: “o teste rápido de Covid-19 pelo plano de saúde”. Esse teste para a detecção da Covid19 passou a incluir o rol de procedimentos básicos determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e editada por meio da Resolução Normativa 478/2022 (https://in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-normativa-rn-n-478-de-19-de-janeiro-de-2022-375007085).
Por isso, o Procon Municipal de Marília, de forma acessível e de fácil entendimento, abordou esse assunto na segunda edição do projeto, que consiste na elaboração de material virtual, que pode facilmente ser acessado pelos consumidores e que tem por principal objetivo popularizar os direitos do consumidor, com linguagem de fácil entendimento e visualmente atraente.
“Foi uma forma que encontramos de podermos falar de leis e normas, de um jeito menos burocratizado, em linguagem acessível ao consumidor”, afirmou o Diretor do Procon em Marília, Guilherme Moraes.
Ele salientou ainda que o projeto irá abordar quantos temas forem necessários e que a colaboração dos consumidores na escolha de novos assuntos é muito importante. “É um projeto voltado para a população e por isso ela é quem vai escolher os temas que trataremos”.
Entre as principais dúvidas do consumidor sobre o tema teste rápido de Covid-19 estão: a operadora pode recursar pagar o reembolso?, onde posso reclamar se houver problema com o plano?, o teste do Covid é de cobertura obrigatória pelo plano de saúde?, quais os requisitos para a realização do teste rápido de Covid-19?, quem não tem direito ao teste com cobertura?, onde fazer o exame?, posso fazer o teste em farmácias?, se laboratório não quiser atender plano?,
O Procon Municipal de Marília atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 as 17h30 de maneira presencial em sua sede, que fica na Avenida das Indústrias, 294, e ainda dispõe de canais não presenciais de atendimento: Telefone (14) 3401-2466, WhatsApp (14) 98108-0624 e a página no Facebook https://www.facebook.com/mariliaprocon.
Na primeira edição, o tema foi Volta às Aulas, com destaque para os contratos de escolas.