Janela Para o JapãoNotícias

Lei que obriga lojas a cobrar por utensílios de plástico entrará em vigor no Japão em abril

A nova Lei de Promoção da Reciclagem de Recursos Plásticos (plastic shigen junkan sokushin-hou / プラスチック資源循環促進法) entrará em vigor no Japão a partir de 1º de abril, depois de ter sido aprovada pelo Parlamento no ano passado.

A lei engloba várias medidas, como obrigar as empresas a reduzir a quantidade de lixo plástico e as lojas a cobrar pelos utensílios descartáveis (garfos e colheres, por exemplo), assim como ocorreu com as sacolas plásticas.

O objetivo da lei, criada pelo Ministério do Meio Ambiente, é reduzir o desperdício de plástico, uma das causas da poluição marinha, e tomar medidas contra o aquecimento global.

Atualmente, os utensílios plásticos são fornecidos gratuitamente em lojas de conveniência e outros estabelecimentos que vendem comida pronta.

As lojas terão ainda a opção de fornecer gratuitamente utensílios feitos de materiais que não prejudicam o meio ambiente, como papel ou madeira, e criar campanhas para promover a redução do uso de plástico, dando pontos de compras a consumidores que recusarem colheres, garfos e outros objetos.

A lei cita 12 itens de plástico que são fornecidos em lojas, supermercados, hotéis, lavanderias e outros estabelecimentos: garfo, colher, faca, misturador de bebidas, canudo, escova de cabelo, pente, aparelho de barbear, touca de banho, escova de dente, cabide e capa de roupa.

No caso dos hotéis, o fornecimento de alguns itens não será suspenso ou cobrado, mas os recepcionistas perguntarão aos hóspedes quais utensílios eles desejam usar, para não haver desperdício.

Muitas pessoas passaram a ter sua própria sacola de compra depois que os sacos plásticos passaram a ser cobrados, e a expectativa é de que elas comecem a andar com seus utensílios na bolsa para evitar gastos adicionais.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *