Japão eleva nível de alerta de erupção em vulcão entre Gifu e Nagano
A Agência Meteorológica do Japão elevou de 1 para 2 o nível de alerta de erupção vulcânica no Monte Ontake, localizado na divisa das províncias de Gifu e Nagano, depois de ter registrado tremores no local na tarde desta quarta-feira (23).
O Monte Ontake teve uma grande erupção em setembro de 2014, deixando 58 mortos e cinco desaparecidos em uma das piores tragédias vulcânicas na história recente do Japão.
Segundo a Agência Meteorológica, o nível de alerta 2, de um total de 5, determina que as pessoas não devem se aproximar da cratera do vulcão porque rochas poderiam ser lançadas a uma distância de até um quilômetro em caso de uma erupção.
As autoridades pedem maior atenção dos moradores de três cidades que ficam próximas à montanha: Otaki e Kiso, em Nagano, e Gero, em Gifu.
Além de terremotos vulcânicos, um inclinômetro instalado pela Agência Meteorológica no lado sul do topo do Monte Ontake detectou anormalidades no relevo, o que pode ser um indício de uma erupção pode ocorrer a qualquer momento.
A erupção ocorrida em 2014 pegou de surpresa centenas de pessoas que estavam escalando a montanha, já que a Agência Meteorológica não tinha emitido nenhum alerta com antecedência, apesar de ter detectado tremores duas semanas antes.
Meses depois da tragédia, a Agência Meteorológica implantou um novo sistema de alertas para erupções vulcânicas mais eficiente do que aquele que existia anteriormente com o objetivo de evitar situações idênticas.
Depois disso, o Monte Ontake foi liberado para escaladas novamente, permanecendo no nível de alerta 1, que indica nenhuma atividade vulcânica.
O Japão tem mais de 100 vulcões considerados ativos, segundo a emissora NHK
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE