JAPÃO: Índice Nikkei despenca e preço de petróleo dispara com sanções sobre a Rússia
Os preços das ações em Tóquio despencaram na segunda-feira por causa de temores de que o envio de petróleo bruto da Rússia possa ser interrompido, o que elevou ainda mais o preço do barril de petróleo. O índice chave Nikkei caiu 2,9%, fechando no nível mais baixo registrado este ano.
O índice fechou o pregão em 25.221, 764 pontos a menos em relação ao fechamento de sexta-feira, após breve queda de aproximadamente 1.000 pontos.
Operadores na bolsa venderam ações em praticamente todos os setores, ansiosos de que o aumento no preço do petróleo bruto possa gerar inflação e afetar a economia global.
Investidores reagiram agressivamente à notícia de que os EUA e aliados europeus iriam discutir uma proibição sobre importação de petróleo russo.
O índice WTI de futuros do petróleo bruto ultrapassou brevemente os 130 dólares o barril no domingo em Nova York, um nível não visto desde julho de 2008.
Futuros de petróleo bruto também aumentaram bruscamente na segunda-feira em Tóquio para mais de 77 mil ienes, ou cerca de 670 dólares, por quilolitro – o nível mais alto registrado desde setembro de 2008.
FONTE; NHK PORTUGUÊS