Janela Para o JapãoNotícias

Polícia reconhece erro que levou homem a ficar preso

Um homem foi acusado de roubo há 10 anos em uma loja de conveniência na cidade de Izumiotsu (Osaka), e absolvido depois, em julgamento. Pela primeira vez depois disso, a polícia admitiu o erro e pediu desculpas à vítima.

No mesmo dia, sexta-feira (4), a polícia indiciou um homem na faixa dos 30 anos, identificado como suspeito em uma nova investigação realizada. 

O homem vítima do erro de investigação é o músico 土井佑輔, 31 anos. Em agosto de 2012 foi preso por suspeita de um roubo ocorrido em junho, no valor de 10 mil ienes. Posteriormente, foi acusado desse roubo, ficando encarcerado por 10 meses, embora continuasse se declarando inocente.

Em julho de 2014 o juiz do Tribunal Distrital de Osaka o declarou inocente pois a impressão digital deixada na porta foi 5 dias antes da ocorrência do roubo.Artigos relacionados…

Demora para reconhecer o erro

No entanto, a investigação só foi reaberta no outono do ano passado, quando os policiais descobriram que a impressão digital deixada em uma sacola plástica corresponde à de um homem na casa dos 30. E ele admitiu a suspeita. 

A promotoria e a polícia pediram desculpas ao homem que foi preso erroneamente. “Não entendo porque logo depois de ter recebido a absolvição por ser inocente a polícia não reabriu o caso”, declarou o músico para o Yomiuri.

Gostaria que a polícia tivesse noção da magnitude de suas responsabilidades”, apontou o homem preso e acusado injustamente.

Koji Atsuta, chefe da Divisão de Assuntos Criminais da Polícia da Província de Osaka, comentou: “Vamos reforçar as orientações sobre as investigações para que isso não nunca aconteça novamente”. 

FONTE: PORTAL MIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *