Homenagens são prestadas às vítimas do terremoto e tsunami de 2011 em várias partes do Japão
Hoje, no Japão, está sendo relembrado um enorme terremoto e tsunami que levaram mais de 10 mil vidas. Faz 11 anos desde o desastre, mas as famílias atingidas por ele ou pelos subsequentes acidentes nucleares, continuam enlutadas.
Na manhã de sexta-feira, pessoas que perderam seus entes queridos foram homenageá-los.
No dia 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 atingiu o nordeste do Japão resultando num tsunami de mais de 10 metros de altura. Cerca de 15.900 pessoas morreram e mais de 2.500 nunca foram encontradas.
Nakadate Chuichi, de 71 anos, da província de Miyage, uma das mais atingidas, erigiu no ano passado um sino para expressar as saudades que sente de sua mulher, que continua desaparecida. Ele disse: “Eu toquei o sino com esperança de que minha mulher seja encontrada. Eu espero que todos venham aqui lembrar-se do passado e contar para nossos filhos e netos sobre o desastre.”
A cidade de Iwaki, na província de Fukushima, também foi destruída pelo tsunami.
A tragédia tornou-se sinônimo da usina nuclear Fukushima 1. Depois de ser atingida pelo tsunami, a usina sofreu triplo derretimento. Sua operadora prevê que o processo de desativação dure ainda outros 20 a 30 anos.
Várias comunidades de Fukushima continuam sendo zonas proibidas.
Segundo as autoridades, mais de 33.000 pessoas que tiveram de sair de suas casas ainda não podem voltar.
Às 14h46, o momento exato do terremoto, as pessoas reunidas nos locais da tragédia fizeram uma oração em silêncio.
FONTE: NHK PORTUGUÊS