Janela Para o JapãoNotícias

Encontro virtual reúne crianças de Nago, em Okinawa, e descendentes okinawanos em Londrina, no Paraná

Crianças do ensino primário e ginasial na província de Okinawa, no sul do Japão, participaram de um encontro virtual com membros de um grupo de brasileiros com ascendência okinawana no Brasil.

Muitos okinawanos migraram para o Brasil no século 20, e seus descendentes continuam a apreciar a identidade de seus ancestrais. A reunião de intercâmbio online foi realizada no último sábado entre crianças da cidade de Nago, em Okinawa, com jovens integrantes da Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina. O objetivo era fomentar relações entre pessoas de origem okinawana em todo o mundo.

Em Okinawa, 12 membros de um grupo infantil chamado Happy Akos participaram do evento. Ako é uma figueira okinawana, uma espécie de figueira-de-bengala. Eles se conectaram com os jovens da associação okinawana pertencente à cidade do norte do Paraná.

Primeiramente, as crianças de Nago se apresentaram em português. Em seguida, os membros da associação de Londrina fizeram o mesmo em japonês. As crianças de Nago falaram a respeito da enorme figueira okinawana Nago Hinpun de 300 anos localizada no centro de sua cidade. O nome do grupo é tirado dessa árvore. Elas também falaram sobre as indústrias tradicionais existentes em sua região. As crianças apresentaram ainda uma dança tradicional local, conhecida como Eisa.

Já os brasileiros descendentes de Okinawa falaram para as crianças de Nago a respeito dos muitos lagos que interligam Londrina, a rica natureza da cidade, e sobre o que a herança okinawana representa para eles.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *