Professor de 88 anos dá aulas de graça de inglês: “Eu não quero acumular”
O que leva um professor idoso de 88 anos a dar aulas de graça de inglês e ir até a casa dos alunos também sem cobrar a passagem? A resposta é o amor.
E esse amor em pessoa é o professor Henrique, de Curitiba, no Paraná. Ele apareceu esta semana com essa plaquinha nas redes sociais e tomou o coração de todos nós.
A história linda de solidariedade e amor à profissão foi mostrada no Instagram pela fotógrafa Fran Machoski, que viu o professor Henrique ficou encantada com a disposição e a vontade que ele tem de ensinar e passar adiante seus conhecimentos em línguas. Ele fala 9 idiomas.
“Eu estava dando uma volta aqui na Feirinha do Largo da Ordem, em Curitiba, e encontrei este senhorzinho com esta placa: “Reforço de Inglês | Aulas Gratuitas“. (Ele tirou a máscara apenas para a foto)”, escreveu Fran na legenda.
“Eu lhe perguntei como funcionavam as aulas, já esperando que após a amostra grátis viesse algum tipo de combo pago. Mas eu estava enganada… As aulas são realmente grátis”, continuou Fran.
“Eu não quero acumular”
A fotógrafa quis saber sobre o motivo dessa empatia e solidariedade.
“O Sr. Henrique se disponibiliza a ir até a casa do aluno, sem cobrar deslocamento, nem a passagem de ônibus. Eu lhe questionei a razão e ele me disse: “Veja, eu quero ajudar quem não tem dinheiro para pagar. Eu não quero acumular. Acumular pra quê?”
A resposta emociounou Fran, que precisou contar a todos o que viu no meio da rua.
“Hoje o meu “recomendo” é para o Sr. Henrique, que já tem 88 anos e me fez parar para contar esta história aqui, com os olhos marejados”.
Com o post, Fran ajudou a impulsionar as aulas do professor, que acontecem todo domingo numa praça de Curitiba.
“Para encontrá-lo e combinar as aulas, é necessário vir em um domingo na Feira do Largo, próximo à Igreja da Ordem, em Curitiba, entre 9h30 e 10h30.
Sonha em publicar livro
“O Sr. Henrique faz voluntariado todos os dias, fala 9 idiomas e tem o sonho de publicar dois dicionários e um livro. Ele já tem prontos, manuscritos, um dicionário Português-Árabe e um Italiano-Árabe, apenas esperando uma oportunidade para publicar”, concluiu a fotógrafa, na tentativa de atrair alguma editora para lançar as publicações do professor.
No perfil dele no Instagram tem a vaquinha aberta para realizar o sonho do seu Henrique, que diz:
“O Sr. Henrique tem 2 dicionários (português-árabe e italiano-árabe) e 1 livro manuscrito, esperando uma oportunidade para publicar. Ele sempre está ajudando os outros, agora é nossa vez de ajudá-lo a publicar seus 3 livros. Bora realizar este sonho?”, questionou o texto da Fran, que abriu a vaquinha.
FONTE:SÓ NOTICIA BOA