Janela Para o JapãoNotícias

Japão tenta avaliar danos após forte terremoto; 5.800 casas continuam sem luz

Cerca de 5.800 casas permaneciam sem luz até o meio-dia desta quinta-feira (17) e as empresas estão trabalhando para avaliar os danos após um forte terremoto de magnitude 7,4 atingir o nordeste do Japão na noite anterior.

A Tohoku Electric Company disse que espera que a maior parte da energia seja restabelecida nesta quinta-feira em Fukushima e Miyagi, as províncias mais afetadas pelo tremor, mas não pode descartar atrasos no retorno à normalidade em algumas áreas.

Cerca de 2.000 casas estão sem água em Sendai (Miyagi) e outras 2.000 residências em Naraha (Fukushima) estão na mesma situação.

A Renesas Electronics, maior fabricante mundial de chips de microcontroladores automotivos, disse que estava verificando se o terremoto teria causado danos em suas três fábricas no Japão.

Enquanto isso, a Toyota Motor disse que suspendeu o turno diurno em duas fábricas no nordeste do Japão depois que os trabalhadores do período noturno evacuaram devido ao tremor. A montadora disse que decidirá sobre o turno da noite mais tarde.

O tremor, ocorrido às 23h36 de quarta-feira, chegou a 6+ graus (6 forte) na escala japonesa, que vai até 7, nas cidades de Tome e Zao, em Miyagi, e Kunimi, Soma e Minamisoma, em Fukushima.

Três pessoas morreram e mais de 190 ficaram feridas, segundo a emissora NHK.

Uma casa de madeira de dois andares desabou em Kunimi e os escombros atingiram carros no estacionamento de um hospital ao lado. O imóvel estava desocupado desde o terremoto e tsunami de 2011.

Grandes rachaduras no asfalto foram observadas em um trecho da via expressa Tohoku na cidade de Shiroishi (Miyagi). A rodovia está interditada entre o trevo de Shiroishi e Koori e não há previsão de quando será liberada.

Em Miyagi, parte de um muro de pedra das Ruínas do Castelo de Sendai desabou, bloqueando parte de uma estrada.

Um trem-bala (shinkansen) da linha Tohoku descarrilou com cerca de 100 passageiros entre as estações de Fukushima e Shiroishizao. Ninguém ficou ferido, segundo a NHK. Não há previsão de quando as operações serão retomadas.

Os trens da área metropolitana de Tóquio iniciaram as operações normalmente na manhã desta quinta-feira. Apenas a linha Joban reduziu o número de trens em circulação nas primeiras horas.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *