Banco do Japão continua afrouxamento monetário e revisa para baixo avaliação da economia
Formuladores de políticas do Banco do Japão (BOJ) vão dar continuidade ao afrouxamento monetário que vem sendo implementado a bastante tempo. Eles alegam que é necessário assegurar a estabilidade econômica do país, que se encontra sob pressão devido à inflação.
Membros da diretoria terminaram na sexta-feira uma reunião de dois dias. Eles concordaram em manter negativa a taxa de juros a curto prazo do banco, informando que continuarão comprando títulos do governo, para que a taxa de juros à longo prazo permaneça em torno de zero por cento.
A decisão foi acompanhada de uma avalição da economia corrigida para baixo. Segundo os formuladores de políticas, no geral a economia havia melhorado mas foram revelados certos pontos fracos.
Uma das razões é o aumento nos preços de bens de consumo. O BOJ prevê que esses preços vão continuar subindo por enquanto, devido ao aumento nos preços da energia.
Os funcionários disseram também que o conflito na Ucrânia está criando um risco para a previsão de crescimento, e que há incertezas significativas sobre como isso vai afetar os mercados financeiros e os preços das commodities.
Eles disseram ainda que vão continuar observando o impacto da Covid-19 e não hesitarão em tomar mais medidas de afrouxamento, caso seja necessário.
FONTE: NHK PORTUGUÊS