Governo japonês retira alerta sobre escassez no fornecimento de energia
O governo japonês retirou um alerta sobre escassez no fornecimento de energia para Tóquio e arredores às 11h de quarta-feira (23), mais de um dia após ter emitido um pedido urgente para que a população economizasse energia de forma a evitar um enorme blecaute.
Autoridades emitiram o alerta na noite de segunda-feira para áreas cobertas pelo serviço da Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco).
O alerta, o primeiro do tipo no Japão, veio em seguida a fortes terremotos ocorridos em 16 de março, que forçaram a Tepco a suspender a operação de algumas de suas usinas de energia.
Na terça-feira, a chegada de uma forte frente fria pouco comum para a época adicionou ainda mais pressão ao fornecimento de energia, já que as pessoas ligaram seus aquecedores para se manterem confortáveis. Em determinado momento, o uso de energia em áreas cobertas pela Tepco excedeu a marca de 100%.
Autoridades afirmam que os pedidos para economizar energia surtiram efeito em diminuir a demanda, e na quarta-feira, o fornecimento começou a se recuperar novamente, devido a um aumento da energia solar.
O secretário-chefe do gabinete, Matsuno Hirokazu, disse a repórteres que foi informado que a ameaça de blecaute estava descartada.
Um funcionário da Tepco disse, em coletiva à imprensa, que o alerta do governo foi “incrivelmente eficiente”.
No entanto, uma autoridade do Ministério da Economia, Comércio e Indústria afirmou que o fornecimento de energia elétrica no Japão pode vir a sofrer ainda mais pressão dentro dos próximos um ou dois anos, de acordo com os atuais planos de construção de usinas de energia.
FONTE: NHK PORTUGUÊS