Janela Para o JapãoNotícias

Maior refinaria do Japão deixa de comprar petróleo russo: “Os preços subirão ainda mais”

A maior refinaria do Japão, a Eneos Holdings, parou de comprar petróleo bruto da Rússia em resposta à invasão da Ucrânia por Moscou, disse o presidente da empresa, Tsutomu Sugimori, na terça-feira (22).

A Eneos continuará a receber suprimentos até cerca de abril com base em contratos assinados antes de a Rússia lançar sua invasão em 24 de fevereiro, sem problemas de liquidação financeira e remessa, disse Sugimori em entrevista coletiva.

“Mas nenhum contrato foi assinado desde a invasão e não temos planos de importar petróleo russo por enquanto”, disse ele, acrescentando que espera que alternativas sejam adquiridas do Oriente Médio.

Sugimori, também chefe da Associação de Petróleo do Japão (PAJ), disse que sanções adicionais do Ocidente ao petróleo russo aumentariam os preços globais do petróleo.

“A menos que grandes produtores de petróleo com capacidade de produção extra, como Arábia Saudita ou Emirados Árabes Unidos, aumentem a produção… e se as sanções à Rússia aumentarem, os preços do petróleo subirão ainda mais”, disse ele.

Os preços do petróleo ficaram bem acima de US$ 110 o barril na terça-feira, com alguns membros da União Europeia discutindo um potencial embargo de petróleo à Rússia.

Os preços elevados já prejudicaram a demanda por gasolina no Japão, disse Sugimori, apontando para uma queda de 12% nas vendas de gasolina em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2020, pouco antes da pandemia do coronavírus.

“A pandemia de Covid-19 também desacelerou a demanda, mas os preços mais fortes do petróleo fizeram com que os consumidores comprassem menos gasolina”, disse ele.

A Eneos fechou suas refinarias de Sendai (Miyagi) e Chiba depois que um terremoto de magnitude 7,4 sacudiu a costa nordeste do Japão na semana passada.

“O fechamento da usina de Chiba foi devido a um apagão, mas esperamos tê-la de volta o mais rápido possível assim que a energia for restaurada”, disse Sugimori.

“A refinaria de Sendai teve vazamentos em alguns equipamentos, mas esperamos repará-los e retomar a operação o mais rápido possível”, disse.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *