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Gastos das famílias japonesas sobem, mas aumentos de preços podem frear maior consumo

Os gastos das famílias no Japão aumentaram pelo segundo mês consecutivo em fevereiro em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas os consumidores agora estão tendo de enfrentar crescentes ventos contrários devido à alta dos preços dos produtos e serviços.

As famílias cortaram gastos em relação ao mês anterior graças às restrições relativas à pandemia e ao aumento de preços dos alimentos e dos combustíveis, lançando uma sombra sobre a terceira maior economia do mundo.

Em um sinal de problemas para o sentimento do consumidor, o crescimento real dos salários estagnou em fevereiro, à medida que as pressões inflacionárias globais pesavam sobre o poder de compra das famílias.

“Os preços vão superar os ganhos salariais a partir de agora, então o consumo estará em uma tendência lenta”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

“Embora se espere que os gastos com serviços aumentem a partir de abril, é grande a probabilidade de que os preços mais altos afetem outras áreas de consumo”, disse Minami, acrescentando que os gastos provavelmente aumentarão.

Os gastos das famílias aumentaram 1,1% em fevereiro em relação ao ano anterior, mostraram dados do governo, muito mais fraco do que a previsão do mercado de um ganho de 2,7% em uma pesquisa da Reuters.

Os números mensais mostraram um declínio acentuado de 2,8%, também mais fraco do que a queda prevista de 1,5%.

Os dados levantam algumas preocupações para os formuladores de políticas que buscam maneiras de compensar o impacto que as famílias estão sofrendo com o aumento da inflação global e o enfraquecimento do iene, que está elevando os custos de importação, à medida que a economia se livra do impacto da pandemia.

As famílias aumentaram os gastos com telefones celulares, seguro de carro e peças como baterias, com uma demanda reprimida devido aos aumentos de preços, disse um funcionário do governo.

Mas gastos como refeições em estabelecimentos comerciais, incluindo sushi, pesaram no consumo, já que as autoridades prolongaram as restrições relativas à pandemia em resposta a uma onda de infecções por Ômicron durante o mês.

Uma pesquisa separada mostrou que a atividade do setor de serviços do Japão continuou a encolher em março, embora o ritmo de contração tenha diminuído à medida que a demanda doméstica aumentou com a subsequente flexibilização das restrições à pandemia no mês passado.

A economia deverá crescer no trimestre atual após uma contração esperada nos primeiros três meses do ano, embora esteja enfrentando uma perspectiva imprevisível, em parte devido à situação da Ucrânia e ao iene fraco.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

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