Janela Para o JapãoNotícias

Covid-19: alunos que sofrem de depressão no Japão preferem o silêncio a pedir ajuda

Uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Saúde e Desenvolvimento Infantil sobre os efeitos da Covid-19 na saúde mental das crianças demonstrou que cerca de 30% dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio no Japão “não pensam em consultar ninguém”, mesmo tendo depressão. Os especialistas envolvidos na pesquisa disseram que é preciso criar meios de haver diálogo com os jovens.

O Centro fez a pesquisa em dezembro de 2021 com o envio de um questionário para as crianças em escolas de 50 cidades no Japão. O objetivo era saber os efeitos da pandemia na saúde mental dos jovens estudantes. Mais de 2.400 responderam, publicou a mídia local.

Conforme a análise, 9% dos alunos do 5º e 6º anos e 13% daqueles do ensino médio disseram que se sentiam frequentemente deprimidos, apresentando sintomas entre moderados e graves.

Na pesquisa foi perguntado se as crianças aceitariam conversar com alguém, caso se sentissem deprimidas, mas 25% dos alunos do 5º e 6º anos e 35% do ensino médio responderam: “Vou analisar um pouco mais a situação sem falar com ninguém”.

Segundo o centro, quanto mais graves os sintomas de depressão, maior o percentual de crianças que responderam que não consultariam outras pessoas.

A diretora do Departamento de Pesquisa em Medicina Social do Centro Nacional de Saúde e Desenvolvimento Infantil, Naho Morisaki, comentou o seguinte: “Há uma tendência de que crianças em situações difíceis não queiram incomodar. É necessário ouvir as vozes das crianças e criar um estado onde elas possam facilmente abrir seus corações.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *