Grupos financeiros no Japão encerram empréstimos para mineração de carvão
Dois dos principais grupos financeiros privados do Japão informaram que irão parar de financiar a mineração de carvão para a geração de energia. A adoção da medida significa que os três principais grupos financeiros do país estão adotando o mesmo posicionamento sobre o assunto.
O Mitsubishi UFJ Financial Group disse que irá suspender quaisquer novos empréstimos na área a partir do mês que vêm. O grupo também disse que irá encorajar seus clientes a adotarem energia renovável.
Dois anos atrás, o grupo anunciou que queria reduzir seus empréstimos remanescentes a usinas de carvão para zero até o ano fiscal de 2040. A balança atual se encontra em cerca de 4 bilhões de dólares.
O Sumitomo Mitsui Financial Group também decidiu parar de oferecer empréstimos para novos projetos de mineração de carvão, para a expansão de minas de carvão e para a construção de unidades de processamento de carvão.
O grupo já adotou, há algum tempo, a política de não oferecer empréstimos para usinas de carvão.
Os dois grupos se juntaram agora à gigante do setor bancário Mizuho Financial Group, que anunciou no ano passado que não mais concederia empréstimos para projetos de mineração de carvão.