Janela Para o JapãoNotícias

Japão registra em março maior número de terremotos em quase 10 anos

A Agência Meteorológica do Japão informou na segunda-feira (11) que o número de terremotos com magnitude superior a 4 ou ocorridos em março no país e arredores foi de 195, o maior desde dezembro de 2012, quando foram registrados 239 tremores.

Segundo o jornal Yomiuri, o aumento pode ser resultado do terremoto de magnitude 7,4 na costa de Fukushima em 16 de março, atingindo até 6+ graus (6 forte) de intensidade na escala japonesa, que vai até 7.

A média mensal de tremores com magnitude superior a 4 foi de 81 entre 1998 e 2017, o que representa um aumento de 2,4 vezes.

De acordo com a Agência Meteorológica, em março, 73 terremotos ocorreram na costa de Fukushima ou Miyagi, 38 perto de Taiwan, 20 na costa noroeste da ilha principal de Okinawa e 64 em outros locais do país.

Foram registrados 2.502 tremores com magnitude superior a 4 no Japão em março de 2011, quando ocorreu o forte terremoto de 9,0 na costa nordeste do país, resultado em um tsunami devastador e no desastre nuclear de Fukushima.

Terremotos ocorreram também com frequência em todo o país este mês, incluindo um de magnitude 4,6 na parte noroeste da província de Chiba no dia 4 e de 4,7 em Aichi no dia 7.

Kazuki Miyaoka, da Agência Meteorológica, disse que com certeza o número de terremotos foi alto em março, mas é difícil acreditar que haja alguma relação entre as regiões onde os abalos ocorreram com frequência. “Não estamos vivendo uma situação excepcional”, ressaltou.

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *