Polícia faz blitz e usa radares móveis perto de escolas em todo o Japão
A polícia iniciou nesta terça-feira (12), em todo o Japão, uma campanha nacional de segurança no trânsito, com blitz e uso de radares móveis em ruas próximas às escolas, informou a emissora Fuji TV.
Em Aichi, 650 policiais foram mobilizados em 95 locais da província, em meio a um aumento de acidentes envolvendo crianças durante o trajeto escolar. Na maioria dos casos, os motoristas estavam em excesso de velocidade ou mexendo no celular enquanto dirigiam.
No mês passado, uma menina de 9 anos morreu atropelada a caminho da escola em Nagoia (Aichi) e outros 136 alunos do ensino primário ficaram feridos na província em vários acidentes desde o início do ano.
Na província de Gunma, segundo a emissora NHK, a polícia detectou 1.039 pontos perigosos para alunos em trajetos escolares, depois de ter feito uma vistoria em ruas e cruzamentos no ano passado.
Deste então, a polícia tem aumentado o patrulhamento nesses locais para que os motoristas respeitem a velocidade e não coloquem a vida das crianças em risco.
O uso de radares eletrônicos compactos e móveis, que podem ser carregados e colocados em qualquer parte de uma via pública, está se tornando mais comum no Japão.
Além das ruas nas proximidades das escolas, a polícia também usa esses aparelhos em rodovias e estradas onde não há radares fixos, pegando os motoristas infratores de surpresa.
Os radares compactos têm as mesmas funções dos equipamentos comuns. Fotografam e identificam placas de carros em excesso de velocidade, através de sensores, e enviam os dados para uma central de infração.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE