GeralMarília

Alunos da Escola Estadual Edson Vianei visitam ETA Peixe

A visita monitorada apresentou o processo de captação, tratamento e distribuição de água aos alunos da escola

Alunos da Escola Estadual Professor Edson Vianei Alves visitaram a Estação de Tratamento de Água – ETA Peixe, onde foram recepcionados pela Técnica Química Denise Rodrigues dos Santos Alves.

Na ocasião, os alunos conheceram o sistema de captação, tratamento e distribuição de água, e receberam informações técnicas sobre todo processo envolvido durante o ciclo.

O professor Valmir Porfiro, coordenador da visita monitorada, explica a importância de os alunos conhecerem pessoalmente o sistema de tratamento e sua complexidade, a fim de entenderem melhor a estrutura envolvida, desde a captação até a chegada da água ao consumidor.

“Embora expliquemos em sala de aula os processos do ciclo d’água, as visitas monitoradas nos levam à rotina diária dos trabalhos envolvidos e, desta forma, fica mais fácil propagar o conhecimento entre os alunos, onde de maneira prática, acompanham passo a passo todo curso do processo, visualizando e recebendo as informações técnicas pertinentes ao tema. Temos como meta promover a conscientização ambiental e formar cidadãos protagonistas no futuro”, disse o professor.

Denise Rodrigues dos Santos Alves, Técnica Química responsável pelo tratamento da água em Marília, destaca a importância do agendamento de visitas monitoradas realizadas por escolas ao ambiente profissional do Daem.

“Temos realizado diversas palestras em escolas, porém quando os alunos visitam as estações de tratamento, como neste caso, podemos enriquecer o conhecimento, apresentando de forma prática todo processo envolvido durante a captação, tratamento e distribuição da água. Acreditamos que aulas externas realizadas através de visitações monitoradas, além de educar de forma mais profunda, ainda despertam o interesse dos alunos sobre o tema, formando cidadãos conscientes sobre a importância de suas participações junto à sociedade em ações sustentáveis. Assim, estamos criando uma geração de cidadãos que continuarão cuidando do meio ambiente, de forma a tornarmos o nosso planeta mais saudável e equilibrado”, afirmou Denise.

Os alunos coordenados pelo professor Valmir Porfiro receberam a educação ambiental focada no tema “Água – Solvente Universal”, com o objetivo de promover a conscientização dos alunos e formar cidadãos protagonistas, despertando a consciência sobre a necessidade em participar de ações que reflitam em melhorias ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *