Maior vacinação nas Américas leva à queda global de casos e mortes por Covid
Nesta quarta-feira, a Organização Pan-Americana Saúde, Opas, afirmou que os mortes e casos de Covid-19 seguem caindo na região.
No entanto, a doença avançou no Canadá na última semana, que registrou 11,2% a mais de casos e 20% de alta nas hospitalizações.Unsplash/Andrea De SantisEm Londres, infecções pela Ômicron também aumentam.
Ômicrom BA.2
De acordo com a diretora da Opas, Carissa Etienne, a alta na América do Norte é causada pela subvariante da Ômicron, o tipo BA.2.
Ela afirmou que à medida que as fronteiras foram reabertas e o turismo aumentou, os casos também subiram em alguns outros países e territórios do Caribe.
O crescimento aconteceu principalmente em São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Barbados e São Martinho.
Segundo Carissa Etienne, a redução das taxas de mortalidade e novas infecções é a prova de que as vacinas estão funcionando bem para proteger as pessoas das internações e morte causada pela Covid-19.
Mais de dois terços dos latino-americanos e caribenhos receberam duas doses, e muitos países da região têm algumas das taxas de cobertura mais altas do mundo.
Semana de Vacinação nas Américas
Ela lembrou que a Semana de Vacinação nas Américas, entre 23 e 30 de abril, será um momento para comemorar essa grande conquista.
A chefe da Opas diz que as Américas possuem suprimentos suficientes para imunizar toda a população.
Até este mês, o Fundo Rotativo da Opas entregou mais de 141 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 em parceria com a Covax e com o apoio de doadores.
No entanto, ela reforçou que a oferta é apenas o primeiro passo. Assim, Carissa Etienne afirma que a Opas está trabalhando em estreita colaboração com os países para fornecer assistência técnica, planejamento e suporte de comunicação para preencher as lacunas restantes.Foto: © UNICEF/ Dhiraj SinghCom a altamente transmissível variante Ômicron da Covid-19, surgem novas ondas de infecções e o custo humano e econômico da pandemia deve aumentar novamente
Cobertura
Ao reafirmar a segurança e eficácia das vacinas contra Covid-19, ela disse que é necessário ampliar ainda mais a cobertura nas Américas.
De acordo com os dados da diretora da Opas, 14 países da região já atingiram a meta da OMS de vacinar totalmente 70% de suas populações antes da meta de 30 de junho.
O monitoramento da Opas aponta que a imunização avançou bastante desde o começo deste ano.
Caribe
Somente nos primeiros três meses de 2022, a Nicarágua aumentou a cobertura em 18%. Peru e Colômbia expandiram a vacinação em 12%. E Bolívia e Venezuela aumentaram sua cobertura vacinal em quase 10%.
Mas em algumas áreas, segundo a chefe da Opas, a vacinação diminuiu ou estagnou.
No Caribe, menos de 30% da população obteve a primeira dose no Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia.
Em toda a América Latina, Guatemala, Guiana e Paraguai ainda não atingiram metade de suas populações.
FONTE: ONU NEWS