Taxa de desemprego no Japão atinge menor nível em quase 2 anos
A taxa de desemprego no Japão caiu inesperadamente para 2,6% em março, atingindo a menor nível desde abril de 2020, embora o número de trabalhadores dispensados tenha permanecido alto devido aos efeitos da pandemia do coronavírus, mostraram dados oficiais nesta terça-feira (26).
A terceira maior economia do mundo tem lutado para impulsionar uma recuperação segura em meio à pandemia, com a guerra na Ucrânia aumentando os riscos crescentes.
Os dados mostraram alguma resiliência no mercado de trabalho, no entanto. A taxa de desemprego com ajuste sazonal foi menor do que a previsão mediana de 2,7% em uma pesquisa da Reuters com economistas, que também foi a leitura em fevereiro.
Comparado com o mês anterior, o número de trabalhadores aumentou 180 mil, enquanto o de desempregados diminuiu 90 mil em março, mostraram os dados.
“A queda na taxa de desemprego indica sinais de recuperação” no mercado de trabalho, disse um funcionário do governo em entrevista coletiva.
“Mas o impacto da pandemia parece ser persistente e requer muita atenção”, acrescentou, referindo-se ao número de trabalhadores dispensados que permaneceu em 2,43 milhões em março, principalmente entre os setores de serviços presenciais.
A proporção de vagas por candidatos foi de 1,22 em março, mostraram dados do Ministério do Trabalho, em linha com a previsão de pesquisa da Reuters, um aumento de 0,01 ponto em relação ao mês anterior.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE