Projeto AgroFloresta doa alimentos à organização social Amigos do Bar
Projeto tem por finalidade recuperar áreas degradadas na zona norte, garantir a segurança alimentar e realizar doações de alimentos a entidades assistenciais e famílias necessitadas
Implantado há menos de um ano, o Projeto AgroFloresta, coordenado pelos ambientalistas João Carlos Tramarim e André Luis Lima, já apresenta grandes resultados.
O Projeto AgroFloresta tem por finalidade recuperar áreas degradadas na zona norte, garantir a segurança alimentar e realizar doações de alimentos a entidades assistenciais e famílias necessitadas, como aconteceu recentemente, beneficiado a organização social Amigos do Bar.
Uma imensa área com aproximadamente 120 mil m², degradada pelas queimadas e descartes clandestinos de lixo, já demonstra grande recuperação ambiental, restaurando sua massa verde, tendo duas nascentes desassoreadas e atraindo a avifauna regional.
Cerca de 7.500 árvores nativas foram plantadas no local, que abriga ainda o cultivo da agrofloresta, horta urbana e meliponário.
O coordenador André Luis Lima explica a importância da participação popular em ações que cuidam do meio ambiente e das áreas públicas.
“A Prefeitura faz seu papel limpando essas áreas regularmente, mas, infelizmente parte da população descarta lixo clandestinamente ou ateia fogo, causando males ao meio ambiente e à saúde da população. Entendemos, então, que poderíamos doar nosso tempo para algo útil à sociedade, colaborando com o meio ambiente e ajudando na alimentação daqueles que precisam. Nosso projeto tem por objetivo inspirar outros marilienses a realizarem ações em seus bairros, seja através de hortas, de plantação de árvores e flores, ou ocupando essas áreas para práticas esportivas e atividades culturais”, disse o coordenador.
Tadaumi Tachibana, coordenador do Amigos do Bar, relata a importância da ajuda recebida. “Nosso trabalho é ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade. Sabemos que a pandemia causou estragos a muitos trabalhadores e ainda sentimos estes reflexos negativos pela falta de empregos, que impacta diretamente nas mesas dos mais necessitados. Essa doação do Projeto AgroFloresta chegou em momento excelente, onde no mesmo dia, já repassamos a famílias de catadores. Somos uma entidade sem fins lucrativos e toda ajuda que recebemos são destinadas aos mais necessitados. Alimentos, fraldas, cadeiras de roda, móveis e outros materiais que atendem as necessidades básicas da população são bem-vindos.”
Doações ao Amigos do Bar poderão ser realizadas na Av. Rio Grande do Sul, 234. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (14) 98114-0055.