Maria Bethânia reforça conexão com a obra de Clarice Lispector no single ‘Água viva’
♪ Escritora de origem russa e vivência brasileira, Clarice Lispector (1920 – 1977) deixou obra que vem inspirando cantores e compositores em discos, shows e espetáculos de teatro.
Encabeçado por Beatriz Azevedo e Moreno Veloso, o projeto fonográfico Clarice clarão – que gera na sexta-feira, 6 de maio, o single Água viva na voz de Maria Bethânia – descende do espetáculo Now Clarice, idealizado para celebrar o centenário de nascimento da escritora.
Apresentado e captado por Beatriz e Moreno em novembro de 2020, com participações dos músicos Jaques Morelenbum (violoncelo) e Marcelo Costa (percussão), Clarice clarão já vem se desdobrando em singles editados desde dezembro de 2021.
Além do inicial single-título Clarice clarão, Beatriz e Moreno lançaram em 25 de fevereiro single com abordagem inédita do ijexá Um canto de afoxé para o bloco do Ilê (1981), primeira parceria de Moreno com o pai, Caetano Veloso.
No terceiro vindouro single, Bethânia lê trechos do romance Água viva (1973) ao som da produção musical de Beatriz e Moreno Veloso.
Bethânia – cabe lembrar – já recitou textos de Clarice em shows eternizados em discos como Rosa dos ventos – O show encantado (1971) e Abraçar e agradecer (2015), além de ter encenado em 1984 o espetáculo A hora da estrela, baseado na narrativa do romance homônimo de 1977, com roteiro que apresentou música então inédita de Caetano Veloso, O nome da cidade, composta com inspiração na personagem Macabéa, protagonista do livro.
FONTE:G1(MAURO FERREIRA)