Prefeitura abre a Campanha Maio Amarelo 2022
Cerimônia aconteceu na Emei Monteiro Lobato e reuniu diversas autoridades e parceiros
O prefeito Daniel Alonso abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 2 de maio, na Emei Monteiro Lobato, a Campanha Maio Amarelo 2022, que tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”.
A campanha é promovida pela Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), e conta com diversos parceiros, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, Complexo Famema, Rede Lucy Montoro, Tiro de Guerra, Sest/Senat, Coca Cola Femsa, KNN Idiomas e Escola Marte.
A solenidade de abertura do Maio Amarelo contou com as presenças de diversas autoridades. Além do chefe do Executivo, estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Mazuqueli Alonso; a vereadora Vânia Ramos; o presidente da Emdurb, Dr. Valdeci Fogaça; e os secretários municipais Nelson Mora (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico), Ramiro Bonfietti (Planejamento Econômico), Prof. Helter Bochi (Educação), Mônica Regina da Silva (presidente do Ipremm), Dr. Alysson Alex Souza e Silva (Assessor Especial de Governo) e Márcio Augusto Spósito (Chefe de Gabinete).
A cerimônia teve também os representantes dos parceiros do Maio Amarelo, alunos, professores e diretoria da Emei Monteiro Lobato e apresentação dos palhaços Ota, Idi e Lorota; além do circuito utilizado no projeto Cidade Mirim de Trânsito.
Daniel Alonso falou sobre a importância da Campanha Maio Amarelo. “A nossa gestão apoia todas as iniciativas de preservação da vida e o respeito às legislações de trânsito é de suma importância para a segurança de pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Marília conseguiu reduzir em 71% os óbitos de trânsito no perímetro urbano e queremos avançar mais. Para isso contamos com o apoio de todos os parceiros, mas também dos alunos, que são os multiplicadores da campanha, levando para os pais a importância de respeitar as leis de trânsito. Agradeço a todos que estão juntos no Maio Amarelo e tenho certeza que a nossa cidade está no caminho certo de preservação à vida.”
O presidente da Emdurb, Dr. Valdecir Fogaça, destacou a importância do Maio Amarelo. “O objetivo é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade envolvendo os mais diversos segmentos como órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e a sociedade civil organizada para fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, guardando toda amplitude que a questão do trânsito exige nas mais diferentes esferas.”
A vereadora Vânia Ramos disse estar feliz em participar da abertura da campanha. “Estou muito feliz em estar aqui, pois já fui professora também e esse contato com as crianças é muito gratificante. Além disso, elas levam essas informações aos pais e ajudam na segurança do trânsito. Tenho um projeto de Educação no Trânsito, que em breve será votado e certamente aprovado pela Câmara Municipal, fazendo com que Marília tenha um trânsito cada vez mais seguro.”
PROGRAMAÇÃO
Após a abertura oficial na Emei Monteiro Lobato, a Emdurb divulgou a programação das demais ações da Campanha Maio Amarelo. Confira:
Dia 6 – Ação Multa Moral Avenida Sampaio Vidal às 8h
Dias 10 e 11 – Escola Olímpio Cruz das 8h às 11h e das 13h às 17h.
Dia 11- Panfletagem no Complexo de Trânsito
Dia 13 – Panfletagem
Dia 18 – Escola Sementinha
Dia 20 – Blitz Educativa
Dias 19, 20 e 21 – Shopping Marília das 13h às 17h
Dia 28 – Encerramento na Praça da Emdurb das 8h às 12h com Cidade Mirim de Trânsito.
MAIO AMARELO
A Campanha “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que deve ser seguro para todos em qualquer situação.
A escolha do mês de maio foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Por que amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.