Segundo pesquisa, 80% dos japoneses não aprovam maioria de instalações militares americanas em Okinawa
O dia 15 de maio marca o 50º aniversário do retorno ao Japão da província de Okinawa, que se encontrava sob o domínio americano após o término da Segunda Guerra Mundial.
Segundo uma pesquisa conduzida pela NHK, cerca de 80% dos entrevistados consideram errado que a maioria das instalações militares dos Estados Unidos no Japão se concentre na província de Okinawa, no sul do país.
A pesquisa, realizada nos meses de fevereiro e março, entrevistou 1.800 pessoas em Okinawa e 1.800 em todo o resto do Japão. Mais de 800 pessoas em Okinawa e mais de 1.100 em outras regiões do país responderam à pesquisa.
Cerca de 70% das instalações militares americanas no Japão estão localizadas em Okinawa. Cinquenta e seis por cento dos entrevistados em Okinawa e 24% em outras partes do Japão disseram que desaprovam essa situação. Vinte e oito por cento dos respondentes em Okinawa e 55% em outras partes do Japão disseram que desaprovam até um certo ponto.
Oito por cento dos entrevistados em Okinawa e 13% em outras partes do Japão disseram que tendem a não desaprovar. Cinco por cento dos entrevistados em Okinawa e 7% em outras partes do Japão disseram que não desaprovam.
Ao mesmo tempo, 11% dos entrevistados em Okinawa e 12% em outras partes do Japão afirmaram que as bases americanas são necessárias para a segurança do Japão, enquanto 51% em Okinawa e 68% em outras partes do Japão opinaram que esse fato é inevitável para a segurança do país.
Contudo 19% dos entrevistados em Okinawa e 14% em outras partes do Japão disseram que as bases não são necessárias para a segurança japonesa. Outros 17% em Okinawa e 5% em outras partes do Japão disseram que as bases podem representar uma ameaça à segurança do país.
FONTE: NHK PORTUGUÊS