Equívoco no pagamento do vale-alimentação gera transtorno a servidores
Um equívoco cometido pela administração municipal está novamente causando transtornos aos servidores municipais. O vale-alimentação foi identificado como “crédito salário” e com isso, os trabalhadores poderão ter incidência de IR (Imposto de Renda), além de descontos referentes a parcelas de empréstimos sobre o valor do vale-alimentação. O problema foi apontado por vários trabalhadores que procuraram o SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais) após os descontos.
Diante da constatação, os diretores Mayara Yasmin e Cin Fachi foram até o banco Bradesco, para averiguar o que estava acontecendo. Foi constatado que a nomenclatura do pagamento não está indicando que se trata de vale-alimentação, aparecendo como “crédito salário”. Diante disso, pode ocorrer o desconto do IR e também de parcelas de empréstimos consignados.
A gerência do banco informou que deve ser discriminado no holerite como “vale-alimentação”, para não ter incidência de desconto, uma vez que se trata de verba alimentícia. Após o encontro no banco, SINDIMMAR enviou requerimento à Secretaria da Fazenda, para que faça alteração da nomenclatura.
ENTENDA / Questão do vale-alimentação dos servidores municipais vem se arrastando a meses, desde que supermercados deixaram de aceitar o cartão ÉoVale. Sindicato dos trabalhadores entrou com mandado de segurança, pedindo o pagamento em pecúnia. O assunto também foi discutido e negociado durante paralisação dos trabalhadores, sendo que a prefeitura acatou a sugestão dos funcionários.