Matra se une ao SINDIMMAR no movimento contra a concessão do DAEM
Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) vai atuar na multiplicação das ações do SINDIMMAR (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais) contra a concessão do DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília). Reunião realizada na manhã desta quarta-feira (11/05) discutiu as medidas que estão sendo adotadas para evitar a concessão do DAEM.
Estiveram presentes na sede da Matra a presidenta Vanilda Gonçalves de Lima e o diretor jurídico Ricardo Cardozo Flores. Eles se encontraram com o presidente da Matra, Walter Freitas, a advogada Jéssica Charamitara, a auxiliar jurídica Vitória Soares e o assessor de imprensa Fábio Rosa.
Em videoconferência participaram os integrantes da Matra, Darcy Bueno, Denilson Evangelista, José Geraldo Garla e Irineu Bernardo.
Vanilda e Flores fizeram uma breve explanação sobre as iniciativas do SINDIMMAR, como a coleta de um abaixo-assinado, reunião agendada com os vereadores para o dia 16 de maio e a mobilização dos servidores e sociedade acerca da questão.
Flores explicou que o projeto precisa ser desmembrado, para que o Plano de Cargos e Carreira dos servidores do DAEM seja votado em separado. “Não se pode aceitar o projeto da forma como ele está, pois trará graves prejuízos aos servidores. Por isso queremos conversar com os vereadores para que eles devolvam o projeto à Prefeitura de Marília, a fim de dividir ao menos em três partes”, ressaltou.
O diretor jurídico explicou que há vários aspectos que comprometem o projeto em si. Entre eles, o fato de o DAEM se transformar em uma agência reguladora, que vai ser paga pela empresa que eventualmente ganhar a concessão. “É preciso que a agência reguladora tenha profissionais autônomos, com liberdade de fiscalizar e não ser alvo de sanção ou punição. A independência é um dos aspectos imprescindíveis para quem vai fiscalizar”, destacou.
Vanilda apontou que o sindicato está intensificando a divulgação sobre a concessão, visando engajar a sociedade em geral, que está alheia ao que está acontecendo. “Estamos divulgando a questão em jornais, rádios, sites e televisão, além do abaixo-assinado na ilha da avenida Tancredo Neves. E muitas pessoas não sabem o que está acontecendo”, ressaltou.
Darcy Bueno reforçou que a Matra tem o mesmo entendimento do sindicato, de retirar o projeto e desmembrar, votando cada uma das propostas em separado. “Eu acompanhei processo semelhante no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e o resultado foi desastroso. É preciso intensificar esse contato com os vereadores, para que o projeto retorne ao Executivo, para votação em separado”, ressaltou.
Freitas destacou que vai reproduzir as iniciativas do SINDIMMAR junto aos seus membros e a sociedade em geral. O link para votar no abaixo-assinado online será disponibilizado no site da Matra, assim como outros conteúdos referentes a mobilização “Diga não à concessão, o DAEM é nosso!”
Além disso, o próprio presidente da Matra informou que pode participar da reunião dos servidores com os vereadores Rogério Alexandre da Graça, o Rogério (PP), engenheiro Luiz Eduardo Nardi (Podemos) e Antonio Ferreira de Moraes Júnior, o Júnior Moraes (PL).