Retorno da província de Okinawa ao controle japonês completa 50 anos
Distante das principais ilhas do arquipélago japonês, Okinawa abriga sua própria cultura típica e seu meio ambiente. Além disso, a província no extremo sul do país tem enfrentado desafios no decorrer de sua história.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a província foi palco da única batalha terrestre no país que envolveu a população civil. Depois disso a região foi ocupada pelos Estados Unidos, que construíram dezenas de bases militares na província. Em 1972 foi encerrado o domínio americano e houve a restituição de Okinawa ao Japão, mas a província ainda abriga cerca de 70% das instalações militares americanas no Japão.
Há tempos as bases têm sido uma fonte de atrito com a população local, que se queixa de problemas como barulho e membros indisciplinados das forças americanas. Os governos central e provincial prosseguem discordando da planejada transferência, dentro de Okinawa, da base aérea americana de Futenma em uma área residencial, na cidade de Ginowan, para a área costeira menos povoada de Henoko, na cidade de Nago.
O governo japonês ainda não conseguiu lidar com meios de reduzir o pesado fardo de Okinawa por abrigar instalações militares americanas e promover o desenvolvimento futuro da região.
FONTE: NHK PORTUGUÊS