Miss São Paulo Gay, a faixa da diversidade!
Deixa eu me apresentar antes de mais nada! Olá, sou Valentina Veigga, a atual Miss Marília Gay e, junto com o cabeleireiro Leandro Gustavo – que me dá vida e glamour – disputaremos dentro de alguns dias o importantíssimo Miss Gay São Paulo! Acreditem que o Miss São Paulo Gay está em sua 31ª edição? É quase uma balzaquiana! Mas, gente, deixando de lado a nossa inconfundível irreverência (que, convenhamos, é um charme só, hein?), quero dar um recadinho sobre a fundamental importância do concurso Miss São Paulo Gay.
Acredito que o Miss São Paulo Gay é de grande importância para promoção da diversidade, do fortalecimento de ações de empoderamento, de visibilidade social e de publicidade de toda a nossa arte. Também fortalece as políticas públicas para a construção de uma cidade inclusiva à causa LGBTQIA+
Todas nós, candidatas, estamos em uma disputa pela faixa e coroa. Contudo, não se trata de uma coroa e de uma faixa de um concurso de beleza, se trata de uma coroa e de uma faixa para o concurso que elegerá uma porta-voz. No caso, a porta-voz dos transformistas! Por isso, creio que o evento contribuirá positivamente para além da causa LGBTQIA+, impulsionará êxitos em outras áreas estratégicas – como a econômica e cultural – bem como frutificará na área da política social e do respeito.
Na condição de Miss Marília Gay atual – venci o concurso em 2019 e, desde então, por força da pandemia, a competição não se repetiu – aprecio a arte do transformismo e sempre procuro enaltecer a classe, pois bem sei como é difícil – e cara – ser representada. Com o apoio voluntário de empresas e incentivadores – muitas empresas pequenas, outras médias e até grandes – de Marília estaremos podendo realizar este verdadeiro sonho: o de concorrer pela faixa da diversidade!
Por isso, pelo apoio diversificado e sincero, acredito que ter a participação das empresas de Marília como apoiadoras e patrocinadoras revela que há o fruto da evolução. E sim, amigas, posso afirmar que nesta parte do Interior de São Paulo, realmente estamos evoluindo! Evoluindo e, ao mesmo tempo, ocupando nosso espaço e assegurando os nossos direitos, que são idênticos aos demais cidadãos: transformistas ou não. Isso tudo acontecendo, apesar de vivermos num país extremamente preconceituoso e homofóbico. Nossa Marília é conhecida como a Cidade Símbolo de Amor e Liberdade. E, agora, ter a oportunidade de viver a Liberdade – escrita com L maiúsculo – Liberdade de ser quem realmente somos, deixando para trás todo o passado de uma vida nas sombras, significa algo verdadeiramente magnífico !
Nossa luta continua diariamente, afinal, ainda nem todas as pessoas nos apoiam e sorriem com nossas vitórias, uma pena. Sinto e defendo que temos que continuar resistindo a uma grande massa homofóbica e preconceituosa que insiste em tentar nos impedir de existir. Por isso, eventos como esse, nos dão força e voz para uma classe, classe essa que, sim, é minoria na quantidade mas imensa, gigantesca tanto na sua garra, quanto na sua confiança!
Quando eu, Leandro Gustavo, cabeleireiro, maquiador , profissional da área da beleza me transformo em mulher e dou vida a Miss Valentina Veigga, consigo quebrar inúmeros paradigmas e mostro à sociedade mariliense que somos seres plurais: difundimos nossa arte de maneira digna, e independente de qualquer coisa, somos sim seres sociais e sim, precisamos e merecemos Respeito!
O Miss São Paulo Gay, por ser um concurso tradicional e responsável por escolher a representante do nosso Estado, traz como objetivo “celebrar a diversidade, acabar com o preconceito e mostrar todas as formas de beleza”, conforme nos garante o próprio organizador Luiz Polastro.
Desde minha participação e coroação no Miss Marília Gay já apoiamos o projeto assistencial com crianças da zona Oeste de Marília. A entidade é uma associação sem fins lucrativos que ampara crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade. E agora, com o apoio da La Musetta – Arte ao Mundo, minha participação de voluntária na condição de Miss Marília Gay será em ações culturais e educativas, conduzindo uma roda de leitura sobre contos de mulheres que marcaram épocas. Será a nossa cooperação para o equilíbrio social e a mitigação de problemas sociais, pois iremos também arrecadar alimentos e recursos em prol da entidade.
Esse ano de 2022, em especial, a Prefeitura Municipal de Marília nos apoiou com um ônibus (por isso externo o meu agradecimento à Administração Municipal e à Secretaria Municipal da Cultura). Esse apoio está permitindo levar uma torcida completa. Mais custos teremos e, caso alguma empresa ou cidadão que se sensibiliza pela causa nos quiser ajudar, será muito bem-vindo. Estarei agradecendo a cada empresa que de forma direta ou indireta contribuíram para minha participação no Miss São Paulo Gay 2022 e vocês estarão fazendo história junto conosco, disso não tenho qualquer dúvida!
Quero deixar o meu muito obrigado a cada empresa e pessoa admiradores que contribuíram para transformar o nosso sonho em uma grata realidade!
Valentina Veigga é a dragqueen interpretada pelo cabelereiro e empresário Leandro Gustavo, atual Miss Marília Gay (título obtido no ano de 2019).