Janela Para o JapãoNotícias

Premiê japonês expressa intenção de o Japão se juntar ao IPEF e cooperar com EUA

O primeiro-ministro do Japão Kishida Fumio indicou que seu país se juntará ao Quadro Econômico Indo-Pacífico, ou IPEF, liderado pelos Estados Unidos.

O presidente americano Joe Biden anunciou o início das negociações para lançar o pacto comercial em uma reunião realizada em Tóquio, na segunda-feira à tarde. A iniciativa é vista como uma forma de os Estados Unidos conterem a crescente influência da China na região.

Kishida disse na reunião que Biden está demonstrando claramente o forte compromisso de Washington com a região ao fazer o anúncio no Japão. O premiê disse que o Japão vai trabalhar em estreita colaboração com os Estados Unidos. Acrescentou que os dois países vão se ajudar mutuamente com outros parceiros regionais, incluindo a Associação das Nações do Sudeste Asiático, a Asean, para construir a nova estrutura.

Kishida enfatizou a importância de a Asean desempenhar um papel central na estrutura, dizendo que o Japão respeita a unidade e a centralidade do bloco.

No total, treze países participarão das conversações. Além dos Estados Unidos e do Japão, incluem-se a Índia, a Coreia do Sul, a Austrália, a Indonésia, a Tailândia e Cingapura. O agrupamento corresponde a cerca de 40% do produto interno bruto do mundo.

FONTE : NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *