Okinawa tem ordem de evacuação para mais de 500 mil moradores por causa de chuva
Mais de 318.000 pessoas na cidade de Naha receberam ordem de evacuação devido ao alerta de chuva forte, publicou a NHK.
A ordem foi emitida nos primeiros 37 minutos desta terça-feira (31) para 318.917 pessoas de 155.806 famílias que vivem em áreas perigosas.
Já Haebaru emitiu a mesma ordem para 40.447 moradores (total de 16.305 famílias) às 13h30. A vila de Tamagusuku emitiu ordens de evacuação para cerca de 27.000 famílias em toda a cidade, pedindo que todos evacuem de locais perigosos.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão, as condições atmosféricas na província de Okinawa tornaram-se extremamente instáveis na região da ilha principal.
Em locais como Tamagusuku e Sashiki, na cidade de Najo, a chuva atingiu 110 milímetros em uma hora até 0h20. Mesmo na cidade de Naha choveu muito forte 65,5 mm em uma hora até depois da meia-noite. Às 14h30 choveu 42,5 mm na cidade de Nago.
As condições para ocorrer desastres relacionados a deslizamento de terra tornaram-se altas no centro e sul de Okinawa, como é o caso de Naha.
Algumas áreas emitiram alerta com relação a deslizamento de sedimentos.
A previsão de chuva até o meio-dia de quarta-feira (1º de junho) é de 200 mm em várias partes de Okinawa.
Continuará chovendo na ilha principal da provincia e há risco de chover forte a partir de sexta-feira (3).
Estradas estão inundadas em vários lugares na parte sul da ilha.
Em Teruya, na cidade de Itoman, a estrada municipal 7 está alagada e os veículos não conseguem atravessar. Policiais têm pedido para que busquem outras rota.
Até o momento não há notícia de feridos. Mas na cidade de Naha, pouco depois da meia-noite, um muro de blocos perto de uma casa em Sobe, desabou, bloqueando a passagem.
A Agência Meteorológica do Japão alerta contra desastres relacionados a sedimentos, inundação de terras baixas e transbordamento de rios, e pede atenção cuidadosa a rajadas como raios e tornados.
Caso os moradores observem a formação de uma nuvem cumulo-nimbos, que marca a área com um leve escurecimento e ventro frio, devem procurar uma área segura para se refugiar.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE